Administração constrói Farmácia de Minas para atender a população

O município de Pedras de Maria da Cruz passa a contar agora com a Farmácia de Minas, que está localizada ao lado da Câmara Municipal de Vereadores, em prédio próprio com todas exigências sanitárias e também equipado com mobiliário e maquinários pertinentes ao estabelecimento.

A Administração cuidando da população e buscando meios de atender ás demandas da saúde, através da Secretaria Estadual de Saúde construiu um posto avançado no município de fornecimento de medicamentos aos usuários do SUS.

As Unidades da Rede Farmácia de Minas dispensará gratuitamente à população, medicamentos vinculados à prestação de serviços farmacêuticos, possibilitando uma integração maior com os outros serviços de saúde oferecidos no município.

Hoje os medicamentos distribuídos pela rede Farmácia de Minas tem uma boa diversidade e somam mais de 140 variedades desde analgésicos como dipirona e paracetamol até anti-hipertensivos mais eficazes como losartana potássica, dentre outros.

Também serão disponibilizados medicamentos de alto custo prescritos por médicos, “existem casos em nosso município de pacientes que tem prescrição de remédios de alto custo, e que infelizmente não têm remuneração suficiente para a compra desses medicamentos, como o nosso objetivo é atender a toda a população, já solicitei a secretária de saúde Dayanne de Almeida que requeira esses medicamentos a secretaria de estado de saúde”, comentou o Prefeito Sebastião Medeiros.

A distribuição dos medicamentos é realizada trimestralmente de acordo com uma programação feita pelo farmacêutico do município que conta com uma relação elaborada por uma comissão estadual composta por médicos, farmacêuticos e enfermeiros (comissão de farmácia e terapêutica).

Esta relação é elaborada para atender a maioria das prescrições como Anti-hipertensivos, para tratamento do diabetes, anticoncepcionais, antibióticos, antiparasitários, antianêmicos, colírio para glaucoma, medicamentos para saúde mental dentre outros.