O Prefeito Sebastião Medeiros participou em Januária da reunião dos prefeitos da Associação de Municípios do Médio São Francisco (Ammesf). Na pauta, a reativação da hidrovia do rio São Francisco, uma das bandeiras de atuação da Ammesf, descrito no Plano de Desenvolvimento da Associação. Na oportunidade, foram discutidos também outros assuntos municipalistas.

O objetivo principal do encontro foi a união dos prefeitos da região, especialmente, dos municípios margeados pelo rio, em defesa deste projeto de reativação que promete, ao lado de outros investimentos em andamento, como os do Projeto Jequitaí, impulsionar o desenvolvimento regional sustentável. Estudos apontam que existe uma demanda reprimida de mais de 6 mil toneladas/ano, para serem escoados através da hidrovia, destacando-se produtos como: soja,  milho, frutas, fertilizantes, veículos e máquinas, etc. E com custo de transporte cerca de 40% mais econômico que o rodoviário, e outros benéficos incalculáveis do ponto vista financeiro, como o “desafogamento” das rodovias e reduzido impacto ambiental.

Outros assuntos municipalistas também foram tratados na reunião. O primeiro foi o desmembramento do Norte de Minas, do restante do Estado. A Ammesf está realizando um estudo para analisar a viabilidade econômica e social deste novo Estado. Se for viável teremos um Estado com 92 municípios com características e desafios comuns.

Também presentes no encontro os prefeitos representantes dos Consórcios Públicos da região. Eles chamaram à atenção dos demais para o consorciamento como forma de gestão e atração de recursos para aos municípios, como no caso da questão do lixo.

Ainda na agenda municipalista foi discutida a insegurança e a falta de policiamento em função, principalmente, de destacamentos compartilhados entre vários municípios. Segundo a presidenta da Ammesf, a Associação está organizando, para o próximo mês, uma Audiência Pública no município de Francisco Sá, para buscar soluções urgentes e definitivas para o problema.

Um resposta para Prefeito participou de reunião em Januária para tratar da reativação da hidrovia do rio do São Francisco no trecho norte-mineiro

1. Newsley disse:

Seria maravilhoso isto. Viajei muito de vapor de Januária até São Francisco. Que saudade…e se aquele comércio ribeirinho voltar seria o máximo. Barcas subindo de Juazeiro/BA até Januária/MG hein!!! Eu lembro quando isto existia até 1971/72. Muita saudade…