Município esteve representado em missão no Sul de Minas

Pedras de Maria da Cruz esteve representada pelo Prefeito Sebastião Medeiros, pela Secretária municipal de governo, Salete Medeiros, pela agente de desenvolvimento Milene Melo e pelo Presidente do Circuito Gilton Alves em missão do Circuito Velho Chico no Sul de Minas. Foram visitados municípios que fazem parte do Circuito Caminhos do Sul de Minas, que tem nove cidades associadas, Conceição das Pedras, Cristina, Delfim Moreira, Marmelópolis, Pedralva, Piranguçu, Piranguinho, Santa Rita do Sapucaí e Wenceslau Braz.

A missão durou quatro dias, os participantes dos municípios de Pedras de Maria da Cruz, São Francisco, Itacarambi, Cônego Marinho, Januaria, Montalvânia e Bonito de Minas, foram recebidos na cidade de Piranguçu pelo Prefeito Alexandre Augusto Ramos e pelos integrantes do Circuito, o Presidente, José Mauricio, o Agente de Desenvolvimento Regional Eduardo Vieira e pela Secretária Administrativa e de Finanças Celia Maria, que acompanharam todo o trajeto percorrido pelos participantes.

O Sebrae foi o parceiro dessa missão que foi idealizada pelo Circuito Velho Chico, e está apoiando os municípios no que se refere às capacitações ligadas ao segmento.

O objetivo da missão foi conhecer o modelo de gestão do Circuito Caminhos do Sul de Minas, que vem sendo referência no segmento de Turismo Rural. Foram passadas aos participantes as vivências e experiências que estão trazendo resultado para os municípios, assim como as dificuldades que são enfrentadas desde a implementação do Circuito.

Avaliamos onde os Programas estão tendo um bom resultado, queremos adaptá-los a nossa realidade. Achei válida a iniciativa do Circuito, foi engrandecedor conhecer todos os lugares por onde passamos, tiramos boas lições das histórias e experiências que vivemos. Sabemos das potencialidades existentes no Vale do São Francisco, mas temos dificuldades em trabalhar um Plano de Ação na área do Turismo, sobretudo quando o mesmo precisa ser integrado com os municípios participantes. Esperamos que possamos implantar o mais breve possível um Turismo ágil e de resultado na nossa cidade e região.

Os participantes do Velho Chico ficaram entusiasmados com as ideias que podem ser colocadas em prática em seus municípios, e motivados após constatarem que os recursos que possuem em suas cidades podem também trazer bons resultados, desde que sejam elaborados projetos que organizem a atividade e tornem seus produtos atrativos aos turistas.