Prefeitura prioriza a saúde da mulher em Pedras de Maria da Cruz

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico de cura e sobrevida é relativamente bom.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

A Administração O Povo no Poder está atenta aos altos índices de mortalidade causados pela doença e contatou a Secretaria de Saúde para trazer para o município o caminhão do Programa Estadual do Controle do Câncer de Mama, cujas ações estão baseadas em uma mudança no modelo de controle da doença, focado em três pontos chaves: 1. Ampliação da faixa etária prioritária para 45 a 69 anos; 2. Ampliação do acesso ao exame de mamografia; 3. Agilização da definição diagnóstica, com objetivo de iniciar rapidamente o tratamento contra o Câncer de Mama.

Com essas ações estima-se que cerca de 25% das mortes podem ser evitadas. As altas taxas de mortalidade são, em grande parte, decorrentes de um diagnóstico tardio, quando o câncer está em estágios avançados, dificultando o tratamento. Foi pensando em evitar essas mortes que buscamos junto a Secretaria de Saúde trazer o caminhão do Programa Estadual do Controle do Câncer de Mama para a nossa cidade, a prevenção é o melhor meio de combater com maior eficácia essa doença tão grave. Foram feitos 300 exames, vemos com alegria a satisfação em diversas cidadãs que foram atendidas neste Programa.

As pacientes que apresentaram diagnóstico com 70% de chances de confirmação de câncer de mama foram encaminhadas para as unidades de referência no tratamento do câncer.

A estratégia de classificar os estágios da doença é importante para agilizar o início de tratamento da mulher com câncer, que muitas vezes já o recebem tardiamente. O objetivo do programa é evitar que isso ocorra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda a questão abaixo para validar seu comentário * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.