Agricultores familiares de Pedras de Maria da Cruz receberão o pagamento do Garantia-Safra esse mês. A Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), publicou portaria nesta sexta-feira, (12/06), que determina o pagamento do benefício do Garantia-Safra e encerra o ciclo 2018/2019.

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e garante aos agricultores de vários estados, além de Minas Gerais, um auxílio financeiro. O pagamento é feito quando há perda de pelo menos 50% da produção devido às condições climáticas, especialmente, a seca.

O benefício tem feito a diferença na vida de muitos agricultores que sofrem com a seca, como a agricultora Odete Antunes, de 54 anos. A produtora que mora no município de Pedras de Maria da Cruz (MG), um dos contemplados esse mês pelo Garantia-Safra. “A chuva aqui está sendo bem escassa. A gente tem plantado feijão e milho, mas na hora de colher, não colhemos bem por conta da falta de chuva”, ressalta.

A inciativa contempla agricultores com renda familiar de até 1,5 salário mínimo/mês, que tenham aderido ao programa e tenham plantado entre 0,6 e 5 hectare das culturas feijão, milho, arroz, mandioca e outros. Para receber o benefício, os agricultores familiares, de Pedras de Maria da Cruz que aderirem ao programa. O Garantia-Safra prevê o repasse de R$ 850,00 e é disponibilizado obedecendo o calendário de pagamento dos benefícios sociais.

O Prefeito Tião Medeiros, falou da importância do programa.” A prefeitura vem, como sempre, fazendo a parte dela, pagando a contrapartida do município, mesmo em meio à crise financeira que estamos vivenciando no nosso país, devido a Pandemia do Coronavírus. Em especial no nosso município que tem na agricultura familiar sua base econômica que a seca castigou durante anos consecutivos. Chega em boa hora para melhorar a situação dos nossos agricultores”, disse.

Maiores informações procure a EMATER.

Segui o link para consulta dos beneficiários: