A Prefeitura de Pedras de Maria da Cruz iniciou, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a primeira fase da Campanha Nacional Contra a Gripe. A imunização começou nesta segunda-feira (23/03) e prossegue até 22 de maio, no Centro de Saúde. A primeira fase da campanha tem como público-alvo idosos (a partir de 60 anos) e funcionários da saúde.

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO:
1° Fase – 23/03 a 15/04 – Idosos (60 e + anos) e funcionários da saúde.
2° Fase – 16/04 a 08/05 – Professores da rede pública e privada, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas (diabéticos, cardiopatas, asmáticos, acometidos de artrite reumatóide, deficientes físico e mental, entre outras).
3° Fase – 09/05 a 22/03 – Crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sobre medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade.

A vacinação da Influenza não protege contra o coronavírus, mas auxilia os profissionais de saúde no diagnóstico para a Covid-19, ao descartarem os vários tipos de gripe na triagem da população vacinada.

A influenza é uma doença infecciosa, febril e aguda com maior risco de complicações em alguns grupos vulneráveis e evoluir para formas mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e até a morte, motivo pelo qual a vacina será oferecida inicialmente para idosos e profissionais da saúde, e será disponibilizada gradativamente para os demais grupos de maior vulnerabilidade.