PEDRAS DE MARIA DA CRUZ É PREMIADA COM O SELO UNICEF EDIÇÃO 2017/2020

Pedras de Maria da Cruz é um dos poucos municípios mineiros reconhecidos com o selo Unicef edição 2017/2020. O Selo Unicef – Município Aprovado, é um reconhecimento internacional aos municípios que mais avançaram na direção da redução das desigualdades sociais e garantia dos direitos dos nossos meninos e meninas.

Foram quatro anos de muito trabalho, sempre garantindo o direito a saúde, educação, proteção e participação social às crianças e adolescentes de centenas de municípios do semiárido brasileiro. Foram inscritos em todo o brasil 1924 municípios, dos quais 431 foram certificados no Brasil. Em Minas Gerais foram inscritos 111 municípios, sendo contemplados 05 municípios com o Selo Unicef 2017/2010 (Catuti, Itacarambi, Pai Pedro, Pedras de Maria da Cruz e Salinas).

Alcançamos este reconhecimento porque melhoramos nossos indicadores sociais e avançados rumo à garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes nas áreas da educação, saúde e proteção social. Implementamos o programa Busca Ativa Escolar- BAE em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Escolas Estaduais do município, preconizando a inclusão de crianças e adolescentes que estavam fora da escola.

O Prefeito de Pedras de Maria da Cruz, Sebastião Medeiros, destacou a importância da mobilização das secretarias municipais e da sociedade para realizar as ações integradas, com melhores resultados. “Hoje, falo em nome de muitos prefeitos. Em 2017 inscrevemos para participar do selo Unicef 2017/2020, aceitamos de imediato o desafio e começamos a melhorar os indicadores, com isso destacamos por avanços na garantia dos direitos de meninas e meninos a educação, saúde, proteção contra a violência e participação social. Não medimos esforços para nos adequar e concretizar as ações que propusemos para melhorar os índices,  estamos colhendo os frutos desse trabalho e sabemos que essas mudanças serão ampliadas e continuadas”, ressaltou o prefeito.

Mika Mourão, articuladora municipal do Selo Unicef 2017/2020, destacou a importância do trabalho em rede e dos importantes resultados alcançados nesta edição.  Foram propostos 17 resultados sistêmicos e o município realizou com êxito todos estes resultados, alcançando de forma inédita, 100% do alcance dos objetivos propostos, além de pontuar em 98% dos indicadores de impacto social. E Conclui;

“Ser articuladora municipal do Selo Unicef 2017/2020, pra mim foi um grande desafio e nos proporcionou inúmeros aprendizados. Sou muito grata a todos atores municipais evolvidos (Secretarias: Educação, Saúde e Assistência Social, assim como Escolas Estaduais, conselhos setoriais, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente- CMDCA, Conselho Tutelar, Comissão Intersetorial Pró-Selo, NUCA – Núcleo de Participação e Cidadania dos adolescentes coordenado pela mobilizadora Gilcey Gonçalves e todos que direta ou indiretamente contribuíram para o alcance desta importante vitória. Enfim, saber que avançamos na execução das politicas públicas municipais relacionada à infância e a adolescência, nos motiva a intensificar este trabalho em caráter contínuo com vistas a efetivação das garantias constitucionais de meninos e meninas pedrenses. É motivador. Somamos quatro anos de trabalho, seguindo a metodologia proposta pelo Unicef. Tenho certeza que muitos sonharam em receber esse título, mas este resultado vem da importância e do comprometimento de todos nós, sobretudo do nosso Prefeito Sebastião Medeiros que nos apoiou incondicionalmente”.

Parabéns, Pedras de Maria da Cruz!!  O mundo inteiro verá nossa cidade com bons olhos!